Escola primária - Hospício Princesa D. Maria Amélia - Funchal - 2003
A obra desta escola com capacidade para cerca de 550 alunos, está praticamente concluída, faltando apenas a remodelação do edifício onde se deverão realizar as actividades extracurriculares.
O principal objectivo foi o de construir uma nova escola para a Instituição que fosse ao mesmo tempo moderna em termos funcionais e estéticos mas que ao mesmo tempo não ofusca-se o edifício principal do Hospício D. Maria Amélia, para que este mantivesse a sua presença dominante.
Assim a solução passou pela implantação do edifício, num terreno baldio, a poente do edifício principal do Hospício e a sul da antiga creche e do orfanato recentemente remodelado.
O edifício apresenta dois corpos sobrepostos em forma de “L” que se ligam na zona de corredor. O corpo sul encontra-se paralelo em relação ao edifício principal do Hospício e á capela existente no edifício da antiga escola, e o corpo norte encontra-se paralelo ao orfanato e perpendicular em relação á antiga creche que foi remodelada e integrada na nova escola.
Esta implantação permitiu:
- Uma boa interligação entre todos os edifícios da Instituição;
- Garantiu uma implantação discreta em termos visuais, tanto para os visitantes da instituição como para os edifícios vizinhos e ainda por quem circula na Avenida do Infante;
- Excelente aproveitamento dos espaços circundantes para jardins e recreios de qualidade.