Loteamento São Pedro - Santa Cruz - 2001

Após a observação cuidadosa do local, pensamos que a solução apresentada é a ideal.

Executou-se este estudo prévio com 8 lotes, para a construção de moradias com cerca de 200m2 de construção em três pisos, dos quais dois serão abaixo da cota de soleira, paisagisticamente integradas e implantadas de acordo com o terreno original, tirando partido das excelentes condições de vista para o mar.

O terreno apresenta um declive ascendente no sentido sul/norte facilitando a entrada de luz em todos os lotes. Os lotes acompanham o declive natural, ficando com desníveis de 0,5 metros por lote.

Os lotes de configuração perpendicular à estrada, permitem uma implantação da moradia no sentido longitudinal. Cada volume ficará isolado dentro do seu lote mas encostado às partilhas. Esta solução permite que os volumes sejam independentes uns dos outros, evitando as quebras volumétricas existentes quando as moradias se encostam umas ás outras.

Esta solução de implantação minimiza o impacto volumétrico e visual da construção, em comparação com as implantações tradicionais em banda, que constituem, muitas vezes, autênticas barreiras visuais que limitam os horizontes.

Os sucessivos intervalos entre volumes, apontam para o mar e conduzem ao olhar do transeunte que circula a poente.

Anterior
Anterior

Plano de Pormenor da Nazaré - Proposta - Funchal 2005