Estádio dos Barreiros - Funchal - 2010

Uma instituição com o significado e a abrangência do Clube Sport Marítimo, determina elevados níveis de responsabilidade, merecendo ter para o efeito, espaços de treino e competição condizentes com a qualidade e quantidade dos seus praticantes.

A remodelação do Estádio dos Barreiros, inaugurado em parte em 2016, foi o início de uma nova etapa na vida do Clube, um marco de importância vital no desenvolvimento desportivo, económico e social do Clube.

Todo o projeto foi desenvolvido de acordo com a legislação em vigor para recintos desta natureza, e apoiado por bibliografia específica do tema, apresentando um vasto programa que envolve diferentes valências, diferentes espaços, diversos equipamentos e muitas funcionalidades.

Tomando seriamente as recomendações da FIFA e tendo em conta a realidade económica presente da Região, do Pais e do Mundo, o projeto foi devidamente dimensionado à real dimensão do Clube e da Região Autónoma da Madeira. Ou seja, o projeto foi desenvolvido para se adaptar aos recursos financeiros disponíveis, sem colocar em causa o crescimento natural e previsível do Clube Sport Marítimo, tendo em conta também a realidade sócio económica da Região, do Pais e do Futebol como modalidade de excelência.

Como descrito nas Recomendações Técnicas e Requisitos para a construção de Estádios de Futebol da FIFA, “… quando não existem fundos suficientes para construir o Estádio considerado ideal, não tem sentido e seria um erro construir um Estádio limitado e mal dimensionado quanto à sua capacidade e conforto, que não tenha capacidade de se auto sustentar, não cumprindo os objetivos para o qual foi concebido...

“ … Se os fundos são limitados, podemos construir um Estádio mais simples e básico que sirva temporariamente a finalidade básica, preparando, sem duvida alguma, que a estrutura geral do estádio se possa modificar, melhorar e ampliar no futuro de forma o mais económica possível a fim de satisfazer as alterações do mercado…”

Foi neste contexto e com estes cuidados que todo o projeto se baseou, que permitiu que a obra se desenvolvesse de forma faseada, com o Campo de jogo em pleno funcionamento, e construído de acordo com disponibilidade financeira existente, nunca abdicando de se construir o Estádio considerado ideal para o Clube e para a sua sustentação.

Esta remodelação, transformou o Estádio dos Barreiros num complexo desportivo moderno, tendo como atividade principal a realização de espetáculos de Futebol Profissional e culturais de alguma dimensão, assegurando equilíbrio entre custos de construção, custos de manutenção e receitas previsionais.

Feiras temáticas, concertos de musica, jantares e espetáculos de mais diversa ordem já foram efetuados durante a fase de obra, utilizando as infraestruturas concluídas, mas com alguma improvisação. Todavia com a conclusão da obra, estes eventos conhecerão ótimas condições, sem improvisos e situações provisórias.

Próximo
Próximo

ENOTELIDO - Funchal - 2014